(Selecionando informações)


Selecionando informações
- © Lenise M. Resende -

Recentemente, dois crimes ganharam destaque nos jornais e telejornais brasileiros, e era difícil alguém se manter desinformado sobre eles. Na televisão, na internet e nas ruas, sempre havia alguém comentando.

Quando decidi que não queria saber mais nada sobre esses e outros crimes, parei de ler o jornal diário, de papel, mas continuei lendo as notícias na internet. Assim, consigo selecionar melhor os assuntos, o que não me impede de me manter atualizada.

Alguns assuntos, podem e merecem ser acompanhados apenas com a leitura dos títulos das reportagens. Mas, são justamente esses, os que atraem os leitores que gostam de saber os detalhes mais cruéis e sangrentos das notícias, para depois compartilhar com aqueles que eles consideram inocentes ou desinformados.

Por saber que eu havia parado de ler jornais, uma pessoa resolveu me atualizar e, após assistir a notícia de um assalto na televisão, veio correndo me contar. Só que, no momento que percebi o que ela desejava narrar, pedi que parasse. Indignada e ofendida, ela se afastou dizendo: - É por isso que você anda tão desinformada. Não lê mais o jornal e depois não me deixa falar sobre o que anda acontecendo. E afastou-se rapidamente para não ouvir mais uma vez minha opinião sobre a necessidade de se selecionar informações.
 
Esse fato me fez lembrar de um dia em que eu e meu marido fomos levar a caçula numa festa infantil, e sentamos num banco onde podíamos observar as crianças brincando. Depois de certo tempo, eles foram brincar em local mais distante, e meu marido foi sentar num banco lá perto. Vendo que fiquei sozinha, a mãe do aniversariante colocou ao meu lado uma senhora que estava desacompanhada. Animada, a senhora logo puxou conversa.

No início, não entendi o que ela dizia, e ela me perguntou se eu assistia, na televisão, um determinado programa dominical. Respondi que não. Sem disfarçar a decepção, ela tentou me explicar o que ia acontecer no programa naquele dia. Creio que também não consegui disfarçar o desinteresse, e, ao ver uma conhecida sentando em local próximo, a senhora correu para sentar ao seu lado. E não consegui disfarçar meu alívio por ela ter se afastado, deixando-me sozinha novamente.  
 
*  *  *
Nota 1 - Crônica jornalística (apresenta aspectos particulares de notícias ou fatos cotidianos)
*  *  *
Nota 2 - Para enriquecer estas linhas, coloco na sequência um texto sobre paladar: "Preste atenção no que come e em tudo que deixa entrar no seu corpo - não apenas alimentos mas também informações, músicas, conversas... Reflita se não anda engolindo sapos. Descubra o que pode nutrir ou fazer mal e selecione melhor os cardápios." (Fonte: revista Claudia)
*  *  *

Nenhum comentário: