(A musa de Freud)

A musa de Freud
- © Lenise M. Resende -
 
Em 1998, de brincadeira, escrevi um poema intitulado A Musa, no qual eu me dizia ter sido a inspiradora dos conceitos que Freud criou. Muitos anos antes, em vários momentos de grande tristeza, deitada no divã do analista eu chorava, olhando para a coleção de Freud que ele possuía, e dizia: – Nem preciso falar nada. Antes mesmo de eu nascer Freud já escreveu sobre mim. Basta abrir algum desses livros e ler a minha vida em voz alta.
 
Na verdade, nunca li qualquer livro de Sigmund Freud, psiquiatra e neurologista, criador da psicanálise. Tudo o que sei sobre ele é baseado em artigos de jornais ou revistas, ou comentários e entrevistas que assisti em programas de televisão. Além disso, como ele morreu muitos anos antes do meu nascimento, "culpá-lo" acabou tornando-se uma brincadeira que aliviava um pouco da seriedade exigida pelo tratamento.
 
No entanto, dificilmente uma pessoa tem apenas uma doença, ou transtorno psiquiátrico sem apresentar um outro sintoma que pode, também, exigir tratamento com medicamento ou psicoterapia. Uma pessoa que toma um antidepressivo pode necessitar também de um ansiolítico. E, assim, a pessoa vai se acostumando a ouvir termos como ansiedade, fobia, compulsão, depressão, etc. Por isso, acabei chegando a conclusão de que havia sido injusta com o pai da psicanálise.
 
Hoje, me parece mais lógico que Deus, pouco antes de minha mãe engravidar, havia lido os livros de Freud. E, entusiasmado pela leitura, resolveu me brindar com algumas "qualidades" escolhidas aleatoriamente enquanto folheava as páginas. Desse modo, acabei me tornando uma musa de Freud, porque são tantas as minhas "qualidades" a serem tratadas com psicoterapia que já até escrevi um livro de poemas sobre o assunto. E, assim que for possível, irei publicá-lo. Foi muito bom escrevê-lo, e creio que muitos irão apreciar sua leitura.

*   *   *
Nota 1 - Crônica filosófica (reflexão a partir de um fato ou evento)
*   *   *
Nota 2 - Para enriquecer estas linhas, coloco na sequência um texto sobre Freud: “Sigmund Freud, psiquiatra e neurologista, criador da psicanálise, nasceu em 1856, na Morávia, atual República Tcheca. Formou-se em 1881, na faculdade de Medicina da Universidade de Viena. Desenvolveu técnicas psicanalíticas como a interpretação de sonhos e a livre associação, em que o paciente é induzido a falar sobre tudo que lhe vem à mente. Autor de vários livros, escreveu sobre histeria, as forças do inconsciente, mecanismos de defesa, personalidade, e outros tópicos da psicanálise. Foi um dos pensadores que mais influenciou o mundo moderno. Os fundamentos teóricos e a aplicação prática da psicanálise, tornaram-se fonte inesgotável para a compreensão do psiquismo humano. E, influenciaram a arte, a literatura e outros campos do conhecimento. Freud morreu em Londres, onde vivia na época, em 1939.”
*   *   *

Nenhum comentário: